Como surgiu o dia do Planeta terra?

Todos os anos, Dia da Terra – 22 de abril – marca o aniversário do nascimento do movimento ambiental moderno de 1970.

O auge da contracultura nos Estados Unidos, em 1970, trouxe a morte de Jimi Hendrix, o último álbum dos Beatles, e “Bridge Over Troubled Water”, de Simon & Garfunkel. A guerra estourou no Vietnã e os estudantes de todo o país opuseram-se opressivamente.

Na época, os americanos estavam no auge do consumo e na fabricação de tudo, com gás, chumbo e tudo que fosse bem poluente. A indústria expeliu fumaça e lodo com pouco medo de consequências legais ou má fama na imprensa. A poluição do ar era comumente aceita como o cheiro da prosperidade. “Ambiente” era uma palavra que apareceu mais frequentemente na ortografia das abelhas do que na notícia da noite.

Embora a grande maioria dos Estados Unidos tenham permanecido inconsciente das preocupações com o meio ambiente, o cenário tinha sido marcado por mudanças na publicação do best-seller de “Silent Spring do New York Times, de Rachel Carson” em 1962. O livro representou um momento decisivo, vendendo mais de 500.000 cópias em 24 países e começando a sensibilizar o público para os organismos vivos, o ambiente e as ligações entre a poluição e a saúde pública.

O Dia da Terra de 1970 deu voz a essa consciência emergente, canalizando a energia do movimento de protesto contra a guerra e colocando as preocupações ambientais na primeira página.

A ideia

A ideia de um dia nacional para se concentrar no meio ambiente chegou ao fundador do Dia da Terra – Gaylord Nelson, então um senador dos Estados Unidos da Wisconsin, depois de testemunhar as devastações do derramamento de petróleo em massa em Santa Barbara, na Califórnia, em 1969. Inspirado pelo movimento antiguerra estudantil, ele percebeu que se ele pudesse infundir aquela energia com uma consciência pública emergente sobre a poluição do ar e da água, forçaria a proteção ambiental na agenda política nacional. O senador Nelson anunciou a ideia de um “ensino nacional sobre meio ambiente” para a mídia nacional; Persuadiu Pete Mc Closkey, um congressista republicano conservador, a servir como seu copresidente; E recrutou Denis Hayes de Harvard como coordenador nacional. Hayes construiu uma equipe nacional de 85 para promover eventos em todo o país. Então, 22 de abril, caindo entre Spring Break e Exames finais, foi selecionado como a data.

Em 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos tomaram as ruas, parques e auditórios para demonstrar que queriam um ambiente saudável e sustentável de costa a costa. Milhares de faculdades e universidades organizaram protestos contra a deterioração do meio ambiente. Grupos que haviam lutado contra derramamentos de óleo, fábricas e usinas de poluição, esgoto bruto, lixões tóxicos, pesticidas, rodovias, a perda da natureza selvagem e a extinção da vida selvagem de repente perceberam que eles compartilhavam valores comuns.

O Dia da Terra – 1970 alcançou um alinhamento político raro, alistando o apoio de republicanos e democratas, ricos e pobres, urbanistas e agricultores magnatas e líderes trabalhistas. Até o final desse ano, o primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e à aprovação dos Atos de Ar Limpo, Água Limpa e Espécies Ameaçadas. “Foi uma aposta”, lembrou Gaylord, “mas funcionou”.

A partir de 1990, um grupo de líderes ambientais pediu a Denis Hayes para organizar outra grande campanha. Desta vez, o Dia da Terra foi global, mobilizando 200 milhões de pessoas em 141 países e levando questões ambientais para a cena mundial. O Dia da Terra de 1990 deu um grande impulso aos esforços de reciclagem em todo o mundo e ajudou a preparar o caminho para a Cúpula da Terra das Nações Unidas de 1992, no Rio de Janeiro. Também levou o presidente Bill Clinton a conceder ao senador Nelson a Medalha Presidencial da Liberdade (1995) – a maior honra dada aos civis nos Estados Unidos – por seu papel como fundador do Dia da Terra.

Dia da Terra Hoje

À medida que o milênio se aproximava, Hayes concordou em liderar outra campanha, desta vez focada no aquecimento global e um impulso para a energia limpa. Com 5.000 grupos ambientais em um número recorde de 184 países alcançando centenas de milhões de pessoas, o Dia da Terra 2000 combinou a grande imagem do primeiro Dia da Terra com o ativismo internacional de base do Dia da Terra de 1990. O Dia da Terra 2000 usou o poder do Internet para organizar ativistas, mas também apresentou uma cadeia de tambor que viajou de aldeia em aldeia no Gabão, na África. Centenas de milhares de pessoas se reuniram no National Mall em Washington, DC para uma reunião da Primeira Emenda. O Dia da Terra 2000 enviou aos líderes mundiais a mensagem alta e clara de que os cidadãos de todo o mundo queriam uma ação rápida e decisiva no aquecimento global e na energia limpa.

Muito parecido com 1970, o Dia da Terra 2010 veio numa época de grande desafio para a comunidade ambiental. Os negadores da mudança climática, os lobistas de petróleo bem financiados, os políticos reticentes, um público desinteressado e uma comunidade ambiental dividida contribuíram para o cinismo narrativo versus ativismo. Apesar destes desafios, o Dia da Terra prevaleceu e a Rede do Dia da Terra restabeleceu o Dia da Terra como um ponto focal relevante e poderoso. Earth Day Network trouxe 250.000 pessoas para o National Mall Um Rally Climático, lançou o maior projeto de serviços ambientais do mundo – A Billion Acts of Green® – introduziu uma iniciativa global de plantação de árvores que desde então cresceu em The Canopy Project e envolveu 22.000 parceiros em 192 países observando o Dia da Terra. Em seu estado atual como a observação secular a maior do mundo, comemorada por mais de um bilhão povos todos os anos, é um dia da ação que muda o comportamento humano e provoca mudanças da política. Hoje, a luta para um ambiente limpo continua com urgência crescente, à medida que os estragos da mudança climática se tornam mais evidentes a cada dia.

Convidamos você a fazer parte do Dia da Terra e ajudar a escrever muitos outros capítulos – lutas e vitórias – no livro do Dia da Terra.
2020 marca o 50º aniversário do primeiro Dia da Terra. Em homenagem a este marco, a Earth Day Network está lançando um ambicioso conjunto de metas para moldar o futuro do ambientalismo do século XXI.

Pesquisa: Laci Todeschini
Fonte: earthday.org