Arquitetura de Interiores na Venda de Imóveis

O arquiteto contratado para o projeto de interiores de um espaço a ser comercializado, seja apartamento, casa ou sala comercial, recebe um briefing inicial da construtora/incorporadora, contemplando uma série de informações que, tem por objetivo, atender as expectativas do público alvo a ser atingido. A meta é conseguir agregar conforto, elegância, praticidade e indiscutível qualidade, através de uma decoração de ampla aceitação, que transmita sensação de tranquilidade e comodidade, atraindo olhares ao projeto ali desenvolvido e ao produto oferecido.

O projeto de interiores deve apresentar o melhor aproveitamento dos espaços, respeitando o dimensionamento mínimo dos móveis, tanto sob medida quanto os soltos, prevenindo assim, a propaganda enganosa. Alguns truques são necessários para proporcionar um ambiente equilibrado e harmonioso, como o uso de cores claras e iluminação uniforme. Para que os espaços não pareçam pequenos, deve-se evitar a obstrução visual e de passagens, já o uso de espelhos em pontos estratégicos pode ser um aliado poderoso para ampliar ambientes pequenos, gerando reflexos interessantes, se bem posicionados.  Abusar com bom gosto e parcimônia nos detalhes como quadros e adornos, fazem o diferencial.

Quando bem executado, o espaço decorado é uma ferramenta que auxilia o corretor na venda dos imóveis. É uma grande jogada de marketing das construtoras, que sabem que a decoração pode influenciar diretamente na decisão de compra, uma vez que o cliente vê o decorado e já se imagina morando ali.

É muito importante que os corretores passem sempre todas as informações possíveis aos seus clientes referente ao imóvel demonstrado, lembrando que o decorado é meramente ilustrativo. Muitas vezes, as sugestões ali apresentadas, abrangem troca de revestimentos e materiais, forros de gesso, alterações na distribuição da planta, diferentes das que ele vai encontrar no recebimento das chaves, visando garantir que a satisfação seja parte final do processo.

Texto de: *Adriana Wieczorek é arquiteta formada pela UFRGS, possui especialização em Arquitetura Comercial pela UNISINOS e é pós-graduanda em Iluminação e Design de Interiores pelo IPOG. Após cerca de 10 anos de experiência em renomado escritório de arquitetura em Porto Alegre, inaugurou escritório próprio.

Fonte: fotografiaimobiliaria

1- Arquitetura de Interiores na Venda de Imóveis